No final de 2019, tudo indicava que este ano seria um de crescimento exponencial para o setor de viagens corporativas. No entanto, 2020 revelou-se um ano atípico e a pandemia que se instalou a nível global em março veio transformar o panorama das viagens corporativas de forma profunda.

No mundo em que vivemos, ainda é difícil conseguir prever o dia de amanhã – quanto mais perceber como se desenrolará o próximo ano. No entanto, uma coisa é certa: as empresas vão continuar a valorizar as viagens como um investimento para fazer crescer os seus negócios. Leia o nosso último artigo para ficar a par do que os líderes da indústria preveem para o futuro das viagens corporate em 2021.


5 Tendências sobre o futuro das viagens corporate em 2021

Dois jovens trabalhadores no aeroporto

Uma nova geração de viajantes

O futuro das empresas pertence à geração Millennial que se encontra agora decididamente estabelecida no mercado de trabalho. Esta mudança de gerações traz consigo um conjunto de alterações a todos os níveis e as viagens corporativas não são exceção. Para 2021 – e os próximos anos que se seguirem – as empresas podem esperar viajantes que utilizam mais tecnologia, são mais independentes e optam por alternativas da economia de partilha como o alojamento local.

Políticas de viagens mais flexíveis

Com a mudança de gerações e a constante inovação no domínio das tecnologias, os colaboradores que viajam em trabalho estão cada vez mais autónomos na gestão das suas próprias viagens. Por isso, é fundamental que as empresas saibam atualizar as suas políticas de viagem para que se tornem mais flexíveis ao mesmo tempo que continuem a permitir a monitorização de custos e a garantir a segurança dos seus colaboradores.

Viagens de bleisure são o futuro

Nos últimos anos, já tínhamos observado a chegada deste novo conceito de viagem ao mundo corporativo. Mas agora podemos confirmar: as viagens de bleisure são uma tendência que veio para ficar. Os viajantes mais jovens, que valorizam a flexibilidade no trabalho e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, procuram cada vez mais formas de encaixar momentos de lazer nas suas viagens de trabalho. É do interesse das empresas facilitar este equilíbrio, aumentando assim a satisfação e produtividade dos seus colaboradores.

Homem de negócios descontraído nas ruas de uma capital europeia

Mais atenção às medidas de segurança

Tal como os ataques de 11 de Setembro alteraram profundamente as medidas de segurança em viagem, a pandemia da COVID-19 veio focar a atenção para um novo tipo de segurança: as medidas de higiene que protegem a saúde dos viajantes. Já são várias as companhias aéreas e cadeias hoteleiras a anunciar novos protocolos de higiene e limpeza para recuperar a confiança de viajantes em lazer e trabalho. E as empresas têm também novas prioridades: para além do preço, estando também atentas a medidas de saúde e higiene para garantir a segurança dos seus colaboradores em viagem.

As viagens corporativas vão continuar

Em 2019, previa-se um aumento exponencial e sustentado das viagens corporativas para 2020 e 2021. Apesar da pandemia atual ter colocado um travão forte a esse crescimento, a verdade é que as viagens corporativas continuarão a decorrer – mesmo que agora de uma forma um pouco diferente.


Está a retomar as suas viagens corporate em 2021 e tem questões sobre a melhor forma de proceder? A RoomsCo detém uma vasta experiência no setor e está pronta para ajudar a sua empresa a voltar a viajar em segurança. Contacte-nos para uma cotação gratuita.


— Escrito por Inês Pinto