À medida que serviços alternativos como ride sharing e alojamento local se tornam cada vez mais populares em viagens de lazer, é expectável que os seus funcionários possam querer continuar a fazer uso destes serviços que já utilizam habitualmente – mesmo numa viagem de trabalho.

Enquanto serviços como a Uber são cada vez mais incorporados nas políticas de viagens das empresas, permanecem ainda algumas questões sobre o melhor tipo de alojamento a marcar para as viagens de trabalho.

Neste curto guia, deixamos-lhe alguns fatores a ter em conta para poder tomar a melhor decisão para a sua empresa.


Alojamento Local vs Hotel

1. Custo

Serviços de alojamento local como o AirBnb surgiram inicialmente não só como uma forma de alojamento alternativa, mas também mais barata. E apesar de persistir a ideia de que este formato de alojamento permite poupar dinheiro na marcação de viagens, este não é sempre o caso. A verdade é que existem vários hotéis direcionados especificamente para o setor corporate criando pacotes com preços atrativos para as empresas. Várias cadeias de hotéis oferecem ainda programas de fidelização que incluem descontos interessantes e outras ofertas para clientes de longa duração.

2. Comodidades

Quando viaja em trabalho, algumas comodidades tornam-se imprescindíveis tais como o acesso a uma rede Wi-Fi gratuita, fichas USB e uma zona de trabalho dedicada. Serviços de alojamento local como o AirBnB for Work garantem-lhe que o alojamento que marcar estará pronto com tudo o que precisa para trabalhar. Mas os hotéis estão atentos a esta nova tendência e começam a destacar-se com serviços como ginásios com equipamentos de última geração e outras ofertas com as quais os alojamentos locais terão dificuldade em competir.

3. Localização

É difícil bater a localização conveniente dos hotéis corporate: estes estão tipicamente situados perto de parques empresariais ou centros de congresso para facilitar o dia-a-dia dos seus hóspedes em viagens de trabalho. Como a maioria da oferta de alojamento local se situa em bairros residenciais (afinal, é isso que os torna atrativos para a maioria dos viajantes de lazer), a localização ideal poderá ser mais difícil de encontrar. No entanto, se o que procura é uma localização mais central não terá dificuldade em encontrar hotéis ou opções de alojamento local no coração da cidade.

4. Flexibilidade

Os serviços de alojamento local tipicamente lidam com os seus hóspedes de uma forma mais individual e personalizada, permitindo uma maior flexibilidade especialmente em questões como as horas de check-in ou check-out. Já as cadeias de hotéis poderão ter mais dificuldade em ajustar-se às necessidades da sua empresa, tornando-as um pouco mais rígidas no que se refere às suas condições e procedimentos.

5. Confiança

O risco de marcar um alojamento que não corresponde à qualidade esperada é sempre uma possibilidade, mas não há dúvida de que este aumenta quando se trata de um alojamento local. Apesar dos sistemas de avaliação que muitos serviços de alojamento local oferecem, a sua capacidade de assegurar um padrão de qualidade dos alojamentos é mais limitada do que no caso de hotéis.

Ao mesmo tempo, ao passo que os hotéis estão prontos para gerir qualquer questão ou problema que possa surgir durante uma estadia, serviços como o AirBnb poderão ser mais demorados a dar uma resposta ou oferecer soluções alternativas quando necessário.

6. Segurança

Hoje em dia, os hotéis oferecem uma variedade de serviços e equipamentos incluindo câmaras, cofres e seguranças para garantir uma estadia tranquila e segura aos seus hóspedes. Mas quando efetua uma reserva num alojamento local, estará inevitavelmente a colocar alguma da sua confiança num estranho. Alguns serviços começam agora a implementar medidas de segurança obrigatórias, tais como realizar a verificação de antecedentes dos anfitriões, mas, pelo menos para já, a maioria destes serviços ainda não alcançou o rigor dos hotéis neste aspeto.

Em última análise, a decisão será sempre da sua empresa tendo em conta as suas necessidades e preferências particulares.

Alojamento Local vs Hotel: Resumo

Alojamento Local Prós:

  • Vários tipos de alojamento disponíveis;
  • Política de check in/out mais flexível;
  • Permite uma experiência mais personalizada.

Alojamento Local Contras:

  • Menos políticas de segurança;
  • O alojamento poderá estar localizado fora da zona corporativa da cidade.

Hotel Prós:

  • Proximidade de centros de congressos, parques empresariais, etc;
  • Maior segurança e qualidade;
  • Maior facilidade em obter a resolução rápida de problemas que possam surgir;
  • Maior oferta de amenidades e tecnologia.

Hotel Contras:

  • Experiência menos personalizada do que um alojamento local;
  • A falta de cozinha e sala de estar poderá ser menos confortável para alguns viajantes;
  • O hotel poderá ser uma opção menos interessante para alguns viajantes.

Está à procura do alojamento ideal para as viagens de negócios da sua empresa? A RoomsCo dispõe de uma plataforma de reservas online para o segmento corporate permitindo-lhe poupar tempo e dinheiro e removendo todo o stress no processo de reserva.


— Escrito por Inês Pinto