A escolha de hotel é um dos aspetos mais pessoais na organização de uma viagem corporativa. A sua seleção final deverá não só respeitar o orçamento e regulamento da sua política de viagens empresarial como também assegurar o máximo de conforto e segurança para os seus colaboradores durante a sua estadia.

Uma equipa com menos preocupações é uma equipa mais produtiva e mais focada no seu trabalho. Por isso, a escolha de alojamento é essencial para assegurar que os seus colaboradores não tenham de perder tempo a descobrir como chegar ao hotel a partir do aeroporto ou a deslocar-se várias vezes por dia a restaurantes porque o hotel não tem serviço de restauração. Consulte as nossas recomendações em baixo para assegurar que a sua escolha de hotel é a mais adequada para as necessidades da sua equipa em viagem.


4 Fatores para considerar antes de escolher o seu hotel

Mulher de negócios feliz e confortável numa cama de hotel

Preço do quarto

Um dos fatores mais determinantes na escolha do hotel é o preço. Quando chega o momento de efetuar a reserva, terá de ter em conta, acima de tudo, se o preço por noite do quarto está dentro do orçamento estipulado na política de viagens da sua empresa. Cada empresa terá um orçamento diferente, mas nós recomendamos que o seu orçamento empresarial seja também dinâmico para se ajustar a fatores como o destino, a altura do ano em que os seus colaboradores irão viajar e as comodidades de hotel necessárias para cada viagem.

Localização do hotel

O preço do quarto não é o único custo a ter em conta pois existe outro fator que pode pesar no seu orçamento: a localização do hotel. Se não escolher bem, a localização poderá transformar-se em despesas com táxis e transportes públicos durante a estadia dos seus colaboradores. Por isso, certifique-se de que a sua escolha final deixa a sua equipa próxima de todos os locais relevantes para a sua viagem. Assim, eliminará também tempo perdido em deslocações tornando a sua equipa ainda mais produtiva.

E apesar de os seus colaboradores estarem em viagem para trabalhar, uma excelente localização de hotel poderá também deixá-los próximos de atrações locais para que possam explorar o seu novo destino no seu tempo livre.

Transporte de/para o aeroporto

Outro fator importante relacionado com a localização do seu hotel é a facilidade de acesso ao aeroporto para simplificar ao máximo a estadia dos seus colaboradores. Existem duas formas de assegurar uma boa localização em relação ao aeroporto de chegada e partida. Primeiro, poderá optar por um hotel próximo do aeroporto ou com acesso fácil por transportes. Por outro lado, se a proximidade do aeroporto é menos prioritária, procure um hotel com serviço de shuttle para que os seus colaboradores não tenham de se preocupar com o transporte de e para o aeroporto.

Comodidades do hotel

Por fim, terá de afinar ainda melhor a sua pesquisa definindo as comodidades do hotel que serão prioritárias para a viagem em questão. Certamente, existem alguns recursos que serão essenciais para qualquer viagem dos seus colaboradores como o acesso à internet de alta velocidade, salas de reuniões e um espaço de trabalho funcional no quarto. No entanto, os hotéis hoje em dia estão equipados com uma grande variedade de comodidades para tornar a estadia de todos os hóspedes o mais agradável possível. Serviços de lavandaria e limpeza a seco, um centro de fitness bem equipado e restaurantes com opções saudáveis no menu são pequenos pormenores que poderão fazer toda a diferença na qualidade da estadia dos seus colaboradores.


Está à procura do alojamento ideal para as viagens de negócios da sua empresa? A RoomsCo dispõe de uma plataforma de reservas online para o segmento corporate permitindo-lhe poupar tempo e dinheiro e removendo todo o stress no processo de reserva. Contacte-nos para receber uma cotação gratuita.


— Escrito por Inês Pinto