Apesar dos avanços tecnológicos que permitem às empresas levar o seu negócio aos quatro cantos do mundo sem nunca ter de sair do seu escritório, os encontros cara-a-cara continuam a ser momentos-chave para criar e manter parcerias e clientes.

Só nos Estados Unidos, estima-se que são realizadas 1,3 milhões de viagens de negócios todos os dias. E a tendência é para aumentar: a Global Business Travel Association estima que em 2022 o investimento em viagens corporate chegará aos 1,7 trilhões de dólares (cerca de 1,45 trilhões de euros) a nível global.

Como todos os investimentos da sua empresa, é importante que as viagens de negócios sejam bem planeadas e executadas – algo que só é possível com uma política de viagens empresarial bem estruturada e eficaz.


Porquê criar uma política de viagens empresarial?

Porquê criar uma política de viagens empresarial?

Poupe tempo e dinheiro

De acordo com um estudo da Global Business Travel Association, um funcionário que marque as suas próprias viagens sem uma política empresarial em vigor causa um prejuízo de mais de €2.000 à sua empresa por ano.

Sem uma política de viagens de negócios, as empresas perdem oportunidades únicas para negociar acordos especiais com cadeias de hotéis e companhias aéreas.
Além disso, uma política de viagens permite estabelecer e otimizar procedimentos, poupando tempo aos seus colaboradores quando chega a altura de marcar uma viagem.

Simplifique o processo de marcação de viagens

Quando os seus funcionários precisam de marcar uma viagem, sabem como devem proceder? Que documentação precisam de enviar e para quem? Qual a cadeia de hotel que devem reservar? Qual o orçamento para a reserva de voo?

Uma política de viagens empresarial responde a todas estas e mais perguntas, para que os seus colaboradores saibam sempre o que esperar a cada passo do processo.

Aumente a produtividade da sua equipa

Aumente a produtividade da sua equipa

Com uma política de viagens empresarial em vigor, a sua equipa fica a ganhar desde a marcação da viagem até ao momento do check-out. Com um processo de marcação estabelecido e otimizado, os seus funcionários não têm de perder tempo a tentar perceber qual a informação que precisam de enviar, para quem e quando.

Para além disso, durante toda a viagem, os seus colaboradores saberão como gerir pagamentos e reembolsos e quem deverão contactar no caso de algum imprevisto.

Com esta otimização de processos, a sua equipa fica com mais tempo para se dedicar ao seu core business, tornando-se mais produtivos antes, durante e depois das suas viagens.


Quer criar uma política de viagens empresarial e tornar o seu procedimento de marcação de viagens ainda mais eficaz? A RoomsCo dispõe de uma plataforma de reservas online exclusiva para o segmento corporate, ajudando a sua empresa a agilizar o processo de marcação de viagens garantindo sempre a melhor oferta ao melhor preço do mercado. Contacte-nos para uma cotação gratuita.


— Escrito por Inês Pinto