Quando, em março deste ano, a Organização Mundial de Saúde declarou o novo coronavírus uma pandemia, o mundo inteiro parou. Vários países fecharam as suas fronteiras e muitos outros declararam políticas de confinamento obrigatório às suas populações.

Ao longo destes meses, muitas empresas adaptaram-se a este “novo normal”, investindo em soluções de tecnologia para continuar a assegurar a comunicação com os seus clientes e parceiros. No entanto, sabemos que chamadas telefónicas e reuniões em plataformas de conferência via web não são uma solução permanente. De acordo com uma investigação da Skift, dois-terços dos viajantes corporate referem que é difícil criar uma relação profissional através apenas de chamadas de vídeo.

Agora, à medida que se começam a levantar muitas das restrições inicialmente estabelecidas, as empresas começam novamente a explorar a possibilidade de retomar as suas viagens para fazer crescer os seus negócios. Mas qual a melhor forma de fazê-lo?


Como realizar viagens corporate durante a Pandemia COVID-19

Se as viagens de negócios são importantes para a sua empresa, saiba que pode retomá-las em segurança – apenas tem de ter em consideração novos fatores quando chega a altura de fazer as suas reservas.

Viagens corporate durante a pandemia COVID-19

Selos de Segurança

Em Portugal, o Turismo de Portugal criou o selo “Estabelecimento Clean & Safe” para reconhecer as empresas de turismo que estão a cumprir com as recomendações da Direção-Geral da Saúde. A nível global, são vários os países que têm adotado este tipo de selos para assegurar que todas as medidas de segurança e saúde estão a ser implementadas no setor.

As últimas informações sobre que estabelecimentos têm estes selos encontram-se na página do World Travel & Tourism Council. Quando faz as suas reservas connosco, poderá também contar com o nosso apoio para assegurar que a sua escolha de alojamento cumpre com as últimas recomendações dos peritos de saúde.

Restrições de Fronteiras

Apesar de muitas das políticas de confinamento terem sido levantadas ao longo do ano, a evolução imprevisível do vírus tem provocado alterações constantes nas restrições de movimento a nível global. Por isso, recomendamos que na altura da sua reserva e uns dias antes de partir, volte a confirmar as informações de restrições de fronteiras. Para esse efeito, poderá contactar a companhia aérea com que irá viajar ou consultar o website da embaixada do seu destino.

Restrições de Fronteiras COVID-19

Políticas de Quarentena

A grande parte dos países que abriu as suas fronteiras impôs medidas de quarentena que obriga os viajantes à chegada a um período de confinamento que dura por norma 14 dias. No entanto, estas medidas variam bastante consoante o seu país de origem, o propósito da sua viagem e muitos outros fatores. A nossa equipa está informada para o poder ajudar com as últimas notícias sobre as medidas de quarentena em vigor e para dar-lhe as nossas recomendações sobre a melhor forma de proceder.

Recomendações de Segurança

Quer fique no escritório ou se desloque em trabalho, há algumas recomendações chave para se manter em segurança durante a pandemia. Lavar as mãos com frequência, desinfetar as superfícies com que entra em contacto e evitar tocar na cara são formas simples de proteger a sua saúde. Em viagens de trabalho, evite cumprimentar as pessoas com apertos de mão (sabemos que não é fácil!) e leve consigo medicamentos contra a gripe para evitar ter de se deslocar a uma farmácia caso adoeça no seu destino.


Está a retomar as suas viagens corporate e tem questões sobre a melhor forma de proceder? A RoomsCo detém uma vasta experiência no setor e está pronta para ajudar a sua empresa a voltar a viajar em segurança. Contacte-nos para uma cotação gratuita.


— Escrito por Inês Pinto