Uma viagem de trabalho de sucesso começa ainda antes de entrar no aeroporto no momento em que se prepara para fazer a mala. Nestes casos, o que está em jogo é o seu trabalho e a sua empresa e por isso é importante certificar-se que a sua mala leva tudo aquilo de que irá precisar em viagem. Se se esquecer de levar o portátil, por exemplo, terá mais dificuldades em comunicar com os seus colegas e clientes. Se não levar documentos importantes, poderá pôr em causa a sua imagem profissional ou até a sua relação com potenciais clientes. Por isso, quer tenha de viajar com frequência ou apenas se desloque pontualmente em trabalho, aproveite a nossa checklist para estar sempre pronto para a sua próxima viagem.


Tudo o que precisa de levar na sua próxima viagem

Homem a usar um tablet para organizar as coisas que precisa de levar na sua viagem de negócios

Documentos de viagem

Seja qual for o seu destino final, não poderá ir muito longe sem os seus documentos pessoais. Para viagens nacionais ou dentro da Zona Schengen, basta ter consigo o Cartão de Cidadão. Para outros destinos, não se esqueça de levar o passaporte e – em alguns casos – o seu boletim de vacinas internacional. Para além disso, guarde os bilhetes de avião, a confirmação de reserva do hotel e informações de aluguer de carro num único sítio para que seja mais simples encontrá-los quando precisar.

Equipamentos eletrónicos

Com a nossa vida cada vez mais online, é quase impossível imaginar o nosso dia-a-dia profissional sem a utilização de equipamentos eletrónicos. Para além do must que é ter o seu smartphone consigo, há outros equipamentos que poderão ajudá-lo a ser mais produtivo na sua próxima viagem.

Seja para rever uma apresentação ou tirar alguns apontamentos, levar um portátil ou tablet é uma das melhores formas de fazer todos os minutos contar quando está em viagem. Para aproveitar momentos de lazer, pode também levar um e-reader para ler os seus livros preferidos.

E não esquecer todos os acessórios essenciais: carregadores para todos os equipamentos e um par de fones confortáveis para a viagem. Se precisar de adaptadores, opte por comprá-los com antecedência para evitar gastar mais tempo e dinheiro no aeroporto.

Material de escritório

Quando o motivo da sua viagem é trabalho, precisará de levar alguns materiais essenciais consigo: canetas, um caderno, clips, post-its, cartões de visita, documentos impressos, pastas, micas… Não precisa de levar o seu escritório inteiro consigo, mas pense no objetivo da sua viagem e leve os materiais necessários para conseguir fazer o seu trabalho da forma mais eficaz.

Se irá adiantar despesas durante a sua viagem para ser reembolsado mais tarde pela sua empresa, leve também um envelope para guardar todos os recibos que terá de apresentar quando voltar.

Roupa

Numa viagem de trabalho, é importante levar a roupa certa que vai ao encontro do propósito da sua visita e das condições do seu destino final. Para manter a sua mala leve, opte por conjuntos de roupa simples que combinam facilmente entre si. Para além disso, tenha em conta o clima do seu destino e tente prever se será necessário levar acessórios como um chapéu de chuva ou um casaco de rua mais quente. Por fim, não se esqueça de levar uma roupa mais confortável para os dias em que estará em viagem.

Produtos de higiene

Apesar de a maioria dos hotéis fornecerem pequenos frascos de champô e gel de banho, há muitos mais produtos de higiene que são essenciais para estar no seu melhor numa viagem corporate. Por isso, pense nos produtos que utiliza no seu dia-a-dia (pasta de dentes, creme hidratante, maquilhagem, lâmina de barbear, desodorizante, perfume ou água-de-colónia, etc.) e coloque-os em recipientes mais pequenos para levar consigo em viagem. Se vai andar de avião, não se esqueça de confirmar os limites dos líquidos que poderá levar consigo e guarde tudo dentro de um saco de plástico transparente.

Medicação SOS

Um viajante prevenido vale por dois e no que toca à medicação isso não podia ser mais verdade. Mas não se preocupe em levar medicação para prevenir todos os males. Faça apenas uma pequena “farmácia de viagem” com o essencial: anti-inflamatórios para atacar as dores de cabeça, medicação para gerir problemas de desconforto intestinal, pensos rápidos e um suplemento vitamínico. Para além disso, não se esqueça de levar qualquer outra medicação que tome com regularidade e tenha ainda em conta as necessidades específicas que poderá ter no seu destino.


A sua empresa tem uma equipa altamente móvel? A RoomsCo pode ajudá-lo a gerir as suas reservas para que os seus colaboradores tenham uma viagem mais produtiva e sempre em segurança. Contacte-nos para obter uma cotação gratuita.


— Escrito por Inês Pinto