De acordo com um estudo da U.S. Travel Association, as empresas ganham 12,50 dólares (cerca de €10,50) por cada dólar que investem nas suas viagens. Na RoomsCo sabemos reconhecer que as viagens são importantes para o crescimento das empresas, a formação de novas parcerias e a manutenção de relações profissionais importantes.

Mas as viagens de negócios podem rapidamente tornar-se um investimento substancial de tempo e dinheiro para as empresas. Para assegurar o maior retorno nas suas próximas viagens, esteja atento a estes 5 erros que deve evitar:


Erros comuns na marcação de viagens corporativas

Homem de negócios usando o tablet no aeroporto

1. Marcar viagens fora da política de viagens empresarial

Sabia que um colaborador que marque as suas próprias viagens fora da política de viagens empresarial causa um prejuízo de mais de €2.000 à sua empresa por ano? É isso que diz um estudo da Global Business Travel Association que concluiu que ao não fazer cumprir a política de viagens de negócios, as empresas perdem oportunidades únicas para tirar proveito de acordos especiais com cadeias de hotéis e companhias aéreas.

Além disso, uma política de viagens permite estabelecer e otimizar procedimentos, poupando tempo aos seus colaboradores quando chega a altura de marcar uma viagem.

2. Reservar o voo mais económico

Quer os seus colaboradores viagem com frequência todos os meses ou apenas algumas vezes por ano, sabemos que o orçamento das viagens é sempre uma das principais preocupações para as empresas.

Mas marcar o voo mais barato nem sempre se traduz numa poupança relevante. A opção mais económica pode significar uma viagem mais longa (e mais dispendiosa) por implicar mais escalas ou deixar a sua equipa num aeroporto menos central.

3. Reservar o alojamento mais barato

Da mesma maneira, marcar o quarto de hotel ou apartamento mais barato não é necessariamente sinónimo de uma poupança significativa para a sua empresa. A escolha do alojamento deverá ser feita tendo em conta um conjunto de fatores para além da tarifa do quarto de forma a otimizar o seu orçamento.

Por exemplo, o hotel deverá deixar os seus colaboradores com acesso fácil aos locais aonde terão de se deslocar para evitar gastos elevados com transporte local. Deverá também considerar quais os serviços necessários no hotel para que a sua equipa possa trabalhar de forma produtiva durante a sua estadia. Há muitos outros fatores a ter em conta, mas nós estamos aqui para o ajudar a tomar a melhor decisão para a sua equipa.

4. Não fazer as suas reservas com antecedência

Se fizer uma pesquisa rápida no Google, rapidamente encontrará várias teorias sobre quando é a melhor altura para reservar um hotel ao melhor preço. E muitos especialistas de viagens defendem esperar até ao último minuto para obter os melhores descontos, mas esta estratégia nem sempre funciona e numa viagem corporate os riscos são ainda mais altos.

Por isso é que, na RoomsCo, nós recomendamos sempre aos nossos clientes para tirar partido das reservas com cancelamento gratuito para marcar o alojamento com antecedência. Isto é especialmente importante nos casos das viagens para participar em eventos de larga escala, pois as melhores opções de alojamento são rapidamente reservadas e ficará sem boas opções se esperar demasiado tempo. Depois, caso encontre uma melhor alternativa mais perto da data de partida, poderá sempre cancelar a reserva inicial sem qualquer custo extra para a sua empresa.

5. Não trabalhar com uma agência especializada

Se a sua equipa é altamente móvel e está em viagem com frequência, poderá beneficiar do apoio de uma empresa especializada como a RoomsCo. Aqui, oferecemos-lhe apoio 24 horas por dia, 7 dias por semana desde o momento da reserva de alojamento até ao check-out final. Com a nossa vasta lista de hotéis parceiros, conseguimos ainda oferecer-lhe descontos exclusivos e ajudar na resolução de qualquer imprevisto que surja durante as suas viagens de negócios.


Quer tornar o seu procedimento de marcação de viagens ainda mais eficaz? A RoomsCo dispõe de uma plataforma de reservas online exclusiva para o segmento corporate, ajudando a sua empresa a agilizar o processo de marcação de viagens garantindo sempre a melhor oferta ao melhor preço do mercado. Peça-nos uma cotação sem compromisso.


— Escrito por Inês Pinto