No ano passado, tivemos que nos ajustar às mudanças e restrições devido à pandemia. Muitos países em todo o mundo continuam a restringir a entrada e a maioria das viagens não essenciais continua desencorajada.


Viajar para países da EU

Na Europa, vários países estão a mudar as suas medidas de bloqueio e, com eles, os requisitos de viagem e entrada.
Informações completas e recursos para viagens de Portugal para cada um dos 27 estados membros da UE estão também disponíveis no site da UE Reopen EU. Há também um aplicativo ‘Reabrir UE’ para dispositivos iOS e Android que contém as informações de viagem mais recentes e restrições para os países da UE.

O sistema de semáforos da UE foi desenvolvido para identificar o nível de risco para viagens entre diferentes países e regiões. No entanto, alguns países, incluindo a França, têm os seus próprios sistemas, por isso é importante verificar os requisitos de cada país no site ou aplicativo Reopen UE.

Jovem empresário a usar uma márcara cirúrgica e o smartphone enquanto espera pelo teste COVID-19

Viajar para o Reino Unido

Como o Reino Unido já deixou a UE, há mudanças nas regras para viagens de cidadãos da UE ao Reino Unido, tanto para fins de negócios como de lazer. Detalhes sobre os requisitos de entrada estão disponíveis no site do governo do Reino Unido – www.gov.uk/guidance/visiting-the-uk-as-an-eu-eea-or-swiss-citizen.

Além disso, as restrições e protocolos para viagens durante a Covid mudam regularmente. Os mais recentes requisitos de viagem da Covid no Reino Unido estão disponíveis em – www.gov.uk/uk-border-control.

A partir de 17 de maio, Portugal está na ‘Lista Verde’ do Reino Unido para viagens ao Reino Unido. Ainda existem vários requisitos de entrada relacionados com a Covid, incluindo um teste negativo antes da partida e um teste na chegada ao Reino Unido. Existem regras muito mais restritivas para pessoas que estiveram num país da lista vermelha ou âmbar nos 10 dias anteriores à chegada ao Reino Unido ou que transitam por um país da lista vermelha ou âmbar na sua viagem ao Reino Unido.

Todos os detalhes para a entrada na Inglaterra estão aqui – www.gov.uk/guidance/red-amber-and-green-list-rules-for-entering-england. Existem regras diferentes para entrar na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Pode encontrar mais detalhes em – www.gov.uk/coronavirus.

Como os países na lista e os requisitos para entrada mudam regularmente, é muito importante verificar o status e as regras mais recentes regularmente antes da partida. É importante notar também que o sistema de codificação de cores do Reino Unido não corresponde à codificação de cores da UE (ECDC).
No Reino Unido, algumas restrições foram amenizadas recentemente, incluindo refeições em ambientes fechados.

Conselhos RoomsCo sobre reservas durante a pandemia

  • Os preços dos alojamentos vão aumentar. Com a quase total reabertura das viagens de lazer domésticas no Reino Unido, espera-se um aumento nos preços nas próximas semanas. Aumentos semelhantes são prováveis ​​em outros países, pois reduzem as restrições de viagens internas e de entrada.
  • Reserve tarifas reembolsáveis. As regras sobre viagens mudam constantemente. Para evitar problemas, é melhor reservar tarifas reembolsáveis ​​flexíveis sempre que possível.
  • Se tem uma reserva de projeto ou estadia de longo prazo, entre em contato conosco o mais rápido possível, especialmente para este tipo de alojamento durante os meses de verão, recomendamos a reserva o mais cedo possível. A pandemia mudou os padrões de férias, com muitos países a mostrar um aumento significativo nas reservas domésticas.

A sua empresa tem uma equipa altamente móvel? A RoomsCo pode ajudá-lo a gerir as suas reservas para que os seus colaboradores tenham uma viagem mais produtiva e sempre em segurança. Ligue-nos para o podermos ajudar.


— Escrito por Daniela Espinheira