Ter acesso à internet de forma segura e em qualquer parte do mundo é um fator decisivo para qualquer empresa que realiza viagens de negócios.

As viagens de negócio exigem cada vez mais que os acessos à internet sejam imediatos, fiáveis e estáveis em qualquer parte do mundo. Por reconhecermos esta necessidade, neste artigo, refletimos sobre as VPN (Virtual Private Network) e como as pode usar.


Viajar em trabalho implica muitas vezes aproveitar para trabalhar em aeroportos, cafés e até em hóteis. Contudo, usar redes de internet públicas significa que a proteção dos seus dados e das suas ligações pode estar comprometida. Pois bem, é para melhorarmos a sua experiência de acesso à internet na sua próxima viagem que, neste artigo, a Roomsco, lhe apresenta alguns aspetos sobre as VPN que são já consideradas como uma ferramenta essencial à vida internacional de um empresário.

O que é uma VPN?

Uma VPN (Virtual Private Network), ou em português uma Rede Privada Virtual, é uma ferramenta digital onde a informação é cifrada de forma a manter a confidencialidade e segurança dos dados entre o emissor e o recetor. Quer isto dizer que, quando um utilizador estabelece uma ligação VPN é criado um canal de comunicação seguro, através de criptografia e autenticação, permitindo uma transferência de dados segura quando está a usar internet de redes públicas.


Qual a vantagem de usar sempre uma VPN?

As VPN’s permitem interligar redes privadas. Por exemplo: um empresário, cuja empresa tem sede no Porto, poderá aceder a serviços e dados da rede local da sua empresa de forma segura, no lounge de qualquer aeroporto se tiver uma VPN. Desta forma toda a informação relevante ao seu negócio estará à distância de poucos cliques.

Para além das questões de segurança, outra das vantagens das VPN é o facto de tornarem possível aceder a determinadas Apps que no país para onde viaja não estão disponíveis ou então se encontram bloqueadas. Damos como exemplo a China, país onde o acesso à internet é controlado pelo governo por várias estratégias, uma das quais o Grande Firewall que bloqueia e impede a utilização de aplicações como o WhatsApp, Youtube, Instagram, Facebook e GitHub. Também algumas plataformas de Streaming disponibilizam os seus conteúdos por critérios geográficos o que pode impedir que a série que vê todos os dias não esteja disponível no país para onde viaja.


As VPNs são seguras?

Com as viagens e a proliferação das redes Wi-Fi inseguras por todo o mundo, o serviço de uma VPN pode e deve ser utilizado quando nos ligamos à Internet, principalmente em espaços públicos. Desta forma temos a certeza de que a nossa ligação é mais segura.
É importante saber escolher uma boa VPN. Deve apostar em soluções credíveis e com provas dadas no mercado. No contexto empresarial, as três plataformas mais utilizadas são: NordVPN, Surfshark e atlasVPN. Apesar de existirem VPN de uso gratuito, estas nem sempre são as mais indicadas nem as mais seguras, e podem não funcionar em alguns países. O melhor será previamente verificar os planos de subscrição afetos a cada uma das VPN e perceber qual a mais adequada tendo em conta o objetivo da viagem, bem como a regularidade que os trabalhadores da empresa viajam.


Em suma, quando utilizar uma VPN na sua próxima viagem de negócios, será criada uma “rede virtual” para o seu trabalho. Além da redução de custos, fiabilidade e estabilidade, a utilização de VPN irá permitir o acesso remoto em segurança entre equipamentos.

Mas lembre-se: nem só as VPN’s são importantes para garantir o sucesso da sua viagem de negócios. A escolha do alojamento também é um fator importante. Para que obtenha bons alojamentos, com tudo o que precisa, deixe a RoomsCo tratar da reserva por si. Uma equipa especializada irá tratar da acomodação que precisa. Poderá deste modo poupar tempo e dinheiro de acordo com todos os requisitos.


O Natal está a chegar🎄 e se oferecer o mundo a alguém?

A Roomsco preparou vouchers para que possa oferecer estadias a quem mais gosta. Tratamos da reserva do alojamento, de acordo com os seus requisitos.

Pedir Voucher🎄

— Escrito por Filipa Couto