Cada vez mais, os jovens a entrar no mercado de trabalho valorizam empresas com uma presença internacional e a possibilidade de viajar em trabalho. Mas, apesar de todos os benefícios das viagens corporate, os viajantes frequentes também sabem reconhecer que estas podem ser frequentemente jornadas mais cansativas. Com o sono perturbado, opções de comida menos saudáveis e conexões de internet imprevisíveis manter-se produtivo pode ser um desafio maior do que imaginava. Neste artigo, deixamos-lhe as nossas sugestões para que consiga manter-se produtivo e focado no seu trabalho na sua próxima viagem.


5 Sugestões para ser mais produtivo na sua próxima viagem

Mulher de negócios dentro de um taxi a usar o telemóvel e o computador portátil

1. Planeie tudo com antecedência

Uma viagem de trabalho produtiva começa mesmo antes de entrar no aeroporto. Antes da sua partida, organize a sua agenda para marcar tempo para trabalhar no seu destino quando não estiver em reuniões e encontros importantes. Para além disso, faça as suas reservas com antecedência para poupar tempo e dinheiro na sua viagem. Com o acompanhamento personalizado da RoomsCo, poderá focar-se no seu trabalho enquanto a nossa equipa trata de todo o processo de reserva do seu alojamento.

2. Leve apenas o essencial

Quando está a viajar em trabalho, todos os minutos contam e por isso é essencial que a sua mala esteja bem organizada para que tenha tudo aquilo de que irá precisar ao seu alcance. Certifique-se que os seus documentos de viagem (documento de identificação, confirmação de reserva do hotel, bilhetes do avião, etc.) estão guardados juntos e num lugar de fácil acesso. Para ir bem preparado, confira a nossa checklist antes de fazer a sua próxima mala.

3. Comunique com a sua equipa antes de partir

Antes de partir, é também importante assegurar-se de que deixa a sua equipa no escritório com todas as condições para continuarem a fazer o seu trabalho de forma eficaz na sua ausência. Reúna com os seus colaboradores para fazer um ponto da situação dos projetos em curso e defina os próximos passos. Não se esqueça ainda de avisar em que alturas estará disponível para comunicar por telefone ou email, quando estará ocupado e como é que os seus colegas lhe deverão avisar de algum assunto urgente (por exemplo, enviando uma mensagem pelo WhatsApp ou indicando no título de um email “Urgente”).

4. Mantenha-se organizado durante a viagem

Entre reuniões, encontros e eventos, as viagens corporate estão repletas de oportunidades de networking e criação de novas ideias que certamente ajudarão a crescer o seu negócio. Por isso, é essencial que se mantenha organizado para que consiga registar estes novos contactos e projetos. Aqui, a tecnologia será o seu maior aliado pois existem várias aplicações perfeitas para anotar todo o tipo de informações – e a maioria é totalmente gratuita. Experimente o Evernote que sincroniza as suas notas sempre que está online ou plataformas como o Asana e o Trello.

5. Aprenda a evitar o jet lag

Uma noite descansada é essencial para ter um dia de trabalho produtivo. Mas quando viagem há muitos fatores que podem interferir com o seu sono, como por exemplo o facto de dormir num quarto de hotel novo ou participar em eventos de networking que se prolongam fora das horas de expediente. Na maioria das viagens internacionais, há ainda outro fator a ter em conta: a mudança de fuso horário. Nestes casos, o melhor a fazer é adaptar-se de imediato ao novo horário assim que aterra e deitar-se à sua hora habitual. Pode custar no primeiro dia, mas é a forma mais rápida de ajudar o seu corpo a entrar no novo fuso horário e evitar assim os efeitos nefastos do jet lag.


A sua empresa tem uma equipa altamente móvel? A RoomsCo pode ajudá-lo a gerir as suas reservas para que os seus colaboradores tenham uma viagem mais produtiva e sempre em segurança. Contacte-nos para obter uma cotação gratuita.


— Escrito por Inês Pinto