Atualmente, são cerca de 1 milhão os portugueses que trabalham a partir de casa. Apesar destes números serem fortemente inflacionados pela pandemia que vivemos, a verdade é que a tendência do teletrabalho é uma que tem vindo a ganhar maior popularidade nos últimos anos. Com o fim do confinamento à vista, as empresas começam a questionar-se: devem completar a sua transição para regime de teletrabalho ou será mais vantajoso voltar a ter a equipa reunida num escritório?

Não existe uma solução perfeita e, em última análise, cada empresa escolherá o modelo que melhor encaixa com as suas necessidades e preferências. Para o ajudar a tomar a decisão mais acertada para a sua equipa, deixamos-lhe as nossas considerações sobre o impacto dos modelos de teletrabalho e de trabalho no escritório nas despesas da sua empresa, na produtividade dos seus colaboradores e na aquisição de talento para a sua equipa.


Teletrabalho vs. Escritório: O que fazer no fim da pandemia

Custo

À primeira vista, pode parecer que o teletrabalho é a solução ideal para as empresas que procuram formas de diminuir despesas. Afinal de contas, com todos os colaboradores a trabalhar a partir de casa deixa de ser necessário arrendar um espaço de escritório, comprar mobiliário de trabalho e investir em elementos diferenciadores como lugares de estacionamento, uma copa espaçosa para as refeições dos seus colaboradores e a limpeza regular de todo o espaço.

No entanto, para ter uma equipa produtiva a trabalhar de forma eficaz e segura num regime de teletrabalho, é necessário investir em diversas ferramentas digitais. Software de gestão de projetos (como o Asana ou Trello), aplicações de comunicação para equipas (como o Teams ou o Slack) e ferramentas para garantir a segurança dos dados da sua empresa online (como a utilização de VPN e um gestor de passwords para a equipa, entre outros) são apenas algumas das novas despesas que terá de ter em conta para gerir a sua empresa de forma remota.

Empresário desenha gráfico crescente simbolizando eficiência

Produtividade

Antes da pandemia, muitas empresas hesitavam em deixar os seus colaboradores trabalhar a partir de casa por receio de que se tornassem menos produtivos. Um receio compreensível – em casa é mais fácil distrair-se, procrastinar e até trabalhar menos do que num ambiente de escritório.

No entanto, são já vários os estudos que comprovam exatamente o oposto: investigadores da Stanford University, por exemplo, estudaram 16.000 trabalhadores e concluíram que a produtividade aumentou 13% quando trabalharam a partir de casa. Alguns dos fatores que contribuíram para este aumento foram um ambiente mais silencioso, menos pausas durante o dia e menos faltas por motivo de doença. O mesmo estudo descobriu que a satisfação dos colaboradores em teletrabalho aumentou e a taxa de desgaste diminuiu em 50%.

Talento

O sucesso das empresas está intrinsecamente ligado ao talento que conseguem atrair – afinal de contas, é o capital humano que produz o capital intelectual de um negócio, o que é essencial para a inovação, competitividade e expansão das empresas. Agora imagine que podia contratar a pessoa mais qualificada para a sua empresa, independentemente de onde essa pessoa vive – com um modelo de teletrabalho, isso é possível.

As barreiras geográficas eliminam-se e o mundo inteiro torna-se uma enorme oportunidade de captação de talento para a sua empresa. Claro que gerir uma equipa a trabalhar a partir de casa em pontos diferentes do mundo traz novos desafios, nomeadamente ao nível da comunicação entre colaboradores. Mas se estiver disposto a enfrentá-los, a sua empresa poderá beneficiar das inúmeras vantagens de ter uma equipa altamente qualificada.


Teletrabalho vs. Escritório: Resumo

Teletrabalho

Prós
– Menos custos de imobiliário;
– Aumento da produtividade dos colaboradores;
– Aquisição de talento a nível global.

Contras
– Mais despesas com software;
– Problemas de comunicação entre equipas.

Escritório

Prós
– Maior interação social entre colaboradores;
– Comunicação facilitada;
– Maior segurança dos dados da sua empresa.

Contras
– Mais despesas com espaço do escritório;
– Aquisição de talento limitada.


Independentemente do modelo de trabalho que escolher para a sua empresa, as viagens continuarão a fazer parte do nosso dia-a-dia. Seja para reunir com um cliente ou visitar uma instalação, conte com a RoomsCo para o ajudar a gerir todo o processo de reserva de alojamento das suas viagens. Estamos disponíveis 24/7 para resolver todas as suas questões, poupando-lhe tempo e dinheiro.


— Escrito por Inês Pinto