Nas suas viagens corporativas ou pessoais, já deve ter realizado deslocações mais longas. Viajar para países com um fuso horário superior a 3 horas, poderá provocar um efeito de “jet lag”.

Também conhecido como síndrome da mudança de fuso horário, o jet lag é um reflexo fisiológico que provoca alterações nos padrões de sono.

Normalmente, quanto mais distante for o destino, maiores vão ser os efeitos do jet lag.


Porque acontece o jet lag?

Para conseguir estar adaptado aos ritmos do planeta, o nosso organismo vive de acordo com o ciclo circadino, ou seja, uma sequência de 24 horas. O sono é essencial para manter o nosso equilíbrio e energia.

Sempre que viaja e se depara com um fuso horário grande, estes ciclos são colocados em causa. E isto poderá ter consequências não só no sono, como nos ritmos alimentares, equilíbrio hormonal e regulação da temperatura corporal.

O resultado são vários sintomas, como a permanente sensação de cansaço, a redução da concentração, dores de cabeça, perda de apetite, entre outros.


Como evitar os efeitos do jet lag nas suas viagens corporativas?

Se realiza viagens de negócios com regularidade e sente os efeitos do jet lag, chegou o momento de começar a minimizar.

Fique a conhecer algumas dicas que podem ajudar:

1. Prepare sempre o seu corpo

Se tiver oportunidade, nada melhor do que começar a preparar-se previamente. Faça as refeições mais cedo e deite-se também mais cedo.

Logo que chegue ao seu destino, realize a respetiva refeição. Por exemplo, se chegou na altura do jantar, então jante. Estará deste modo a reiniciar o seu relógio biológico.

2. Se possível, chegue com antecedência

Nas viagens de negócios, nem sempre é possível chegar um ou dois dias antes ao local. Mas se tiver oportunidade, é uma boa opção. Terá algum tempo de adaptação e quando chegar o momento de trabalhar, já estará sem os sintomas do jet lag.

3. Opte pelo desembarque de manhã

Deverá sempre apanhar o máximo de luz ao chegar no país de destino. Muitos especialistas aconselham a chegar no período da manhã. Terá assim tempo de se adaptar aos padrões de luz e diminuir todos os sintomas do jet lag.

A luz do sol ajuda a revigorar o organismo e a restabelecê-lo.

4. Tenha uma dieta equilibrada

No dia da viagem evite realizar refeições pesadas. Mesmo depois de aterrar, continue a privilegiar refeições mais leves. Opte sempre por uma dieta equilibrada. Não consuma alimentos mais energéticos no dia da viagem. Evite bebidas com cafeína ou álcool. E mantenha-se sempre hidratado.

5. Se sentir cansaço, descanse durante a viagem

No mercado já encontra uma série de opções para o descanso, como tampões de ouvidos ou máscaras para dormir. Poderá descansar e tentar dormir sempre que sentir vontade. Isto também ajudará a minimizar o cansaço da viagem.

6. Manter-se com tranquilidade e com uma mente positiva

Esta é uma dica que se aplica a tudo. Estar preocupado com os efeitos do jet lag e consultar permanentemente o relógio, não irá ajudar. Não desperdice energia, procure manter-se com tranquilidade e sempre otimista. Isto ajudará a que o corpo não entre em stress.

7. Contrate a RoomsCo para tratar da reserva do alojamento

Ter um hotel com todos os requisitos que pretende e com a qualidade para assegurar uma boa noite de sono, será essencial. A RoomsCo poderá tratar de todo este processo. Poupará tempo e dinheiro.


Como acabou de ler, não é possível terminar completamente com os efeitos do jet lag. É um mecanismo de proteção do próprio corpo. Mas é possível minimizar. Ninguém quer começar o seu dia de trabalho completamente cansado e sem qualquer energia. Também as empresas devem estar atentas a este fenómeno e possibilitar sempre períodos de adaptação.

Costuma realizar viagens de negócios?

A maneira mais económica e rápida de tratar da reserva do alojamento, passa por contratar a RoomsCo.

Peça uma Cotação Gratuita

— Escrito por Daniela Espinheira