Quando está a planear as viagens de trabalho da sua equipa, é fácil esquecer o impacto que viajar tem no ambiente. Mas com o aumento da informação sobre os impactos devastadores das alterações climáticas, é importante que cada um de nós faça a sua parte para reduzir a nossa pegada ecológica. Mas adotar práticas ‘verdes’ não tem de ser complicado ou implicar mais custos para a sua empresa – de facto, muitas vezes até poderá significar o contrário. Para dar os primeiros passos em direção a um mundo mais verde, deixamos-lhe as nossas recomendações para ser mais ecológico na sua próxima viagem corporativa.


Como ser mais ecológico na sua próxima viagem

Mão feminina segurando um modelo de avião, num céu azul

Procure voos diretos

Uma viagem corporate mais ecológica começa desde logo pela escolha da forma como chegará ao seu destino. E apesar de viajar de avião não ser a opção mais amiga do ambiente (os aviões contribuem com cerca de 2,5% das emissões de gases de efeito estufa do mundo inteiro de acordo com um estudo da IATA), nem sempre as alternativas são viáveis. Nesses casos, quando tem de viajar de avião, opte por voos diretos. A maioria das emissões são libertadas a levantar voo e a aterrar por isso ao evitar fazer escalas estará a fazer a escolha mais verde – e a usufruir de uma viagem mais rápida e confortável ao mesmo tempo.

Leve pouca bagagem

Uma outra forma de reduzir a sua pegada ecológica quando viaja de avião é simples: leve poucas malas consigo. Quanto mais bagagem um avião levar, mais pesado estará e por isso precisará de utilizar mais combustível para fazer a viagem. Por norma, uma bagagem de mão terá o espaço suficiente para levar o que precisa para uma viagem curta de negócios. Esta prática traz ainda mais vantagens para si assegurando uma viagem mais prática, leve e confortável do início ao fim.

Opte por transportes públicos

Quando chegar ao seu destino, procure utilizar as redes de transporte público para se deslocar. Para além de esta ser, por norma, a opção de transporte mais rápida e barata, é também uma das formas mais verdes de viajar. A RoomsCo pode ajudá-lo a encontrar o melhor alojamento para a sua viagem de trabalho, deixando-o perto das principais estações de autocarro, metro ou comboio que precisará de utilizar durante a sua estadia.

Caso prefira o conforto de andar de carro nas suas viagens, aproveite os shuttles dos eventos ou alugue um carro para a sua equipa de forma a reduzir a sua pegada ecológica.

Reserve hotéis ecológicos

Com a consciencialização sobre as questões ambientais a aumentar a nível global, já são vários os hotéis a reagir de forma positiva, incorporando práticas mais ecológicas nos seus serviços. Atualmente, poderá encontrar hotéis ‘verdes’ para todos os orçamentos desde cadeias conhecidas como o Hilton e Hyatt a pequenos hotéis locais. Mas se não sabe por onde começar, conte com a RoomsCo para o apoiar na pesquisa do hotel ideal para a próxima viagem da sua equipa.

Seja um viajante ‘verde’

Tal como no seu dia-a-dia, quando viaja há pequenos gestos que poderá fazer que terão um impacto positivo no ambiente. Para começar, pode levar consigo alguns produtos para reduzir o seu consumo de plástico tais como palhinhas de metal, garrafas de água reutilizável e produtos de higiene pessoal. No seu hotel, tenha atenção a pequenas coisas que podem fazer a diferença tais como desligar o ar condicionado quando sai do quarto ou utilizar as mesmas toalhas de banho durante a sua estadia.


Precisa de ajuda a escolher o alojamento mais ecológico para a sua próxima viagem? A RoomsCo está ligada a mais de 10 distribuidores de hotéis em todo o mundo com mais de 600.000 hotéis, o que nos permite encontrar a solução ideal para a sua empresa com descontos exclusivos. Contacte-nos para conhecer melhor os nossos serviços e obter uma cotação gratuita


— Escrito por Inês Pinto