Londres é uma das maiores e mais movimentadas cidades do mundo. Com uma atividade turística imensa e uma área geográfica de 1569 km², é fácil perceber porque tem 6 aeroportos.

A cidade é conhecida pela variedade e eficiência da sua rede de transportes. Se vai passar por Londres numa viagem corporativa, descubra como chegar do aeroporto ao seu hotel.


Os melhores transportes públicos para cada aeroporto de Londres

Pessoas a caminhar numa estação de comboio em Londres

Heathrow

É o maior aeroporto da Europa e um dos mais movimentados. Situado a 25 km do centro de Londres, a opção mais rápida é o comboio Heathrow Express. Irá chegar à estação Paddington em 15 minutos, gastando 25£ no bilhete.

Uma opção mais barata, mas mais lenta, é a linha Heathrow Connect, que realiza cinco paragens antes de chegar a Paddington e custa 10£. Para ambas as opções, pode comprar bilhete online.

Também pode apanhar o metro até ao centro de Londres através da Linha Piccadilly, que faz a ligação com estações como West End, King’s Cross e South Kensington. O bilhete de ida ronda as 4£ e pode ser adquirido na estação.

Por fim, pode ainda viajar num autocarro da National Express, que liga o aeroporto à estação rodoviária de Victoria Coach. A viagem dura 90 minutos e os preços variam entre as 6 e as 10£. Poderá comprar previamente online.

Gatwick

Gatwick é o segundo maior aeroporto inglês. Está situado a 45 km a sul do centro da capital inglesa.

A maneira mais rápida de chegar ao centro é através do Gatwick Express, um comboio que faz a ligação entre o terminal sul do aeroporto e a estação Victoria em 30 minutos. O bilhete de ida começa nos 17,90£ e pode ser comprado online.

Existem linhas de comboio mais baratas e que também vendem bilhetes online, como a Southern, que acaba na estação Victoria, e a Thameslink, que passa em estações como Black Friars, City Thameslink, London Bridge e St. Pancras.

Em Gatwick também é possível apanhar um autocarro da National Express até à estação rodoviária de Victoria Coach.

Stansted

O aeroporto de Stansted situa-se a cerca de 55 km a noroeste do centro de Londres.

A ligação mais rápida com a cidade é o Stansted Express, comboio que liga diretamente o aeroporto e a estação de Liverpool Street. A ligação demora 45 minutos e o bilhete que começa nos 18,10£ pode ser adquirido online.

É ainda possível escolher a linha Greater Anglia, que liga o aeroporto até Stratford, mas demora mais de uma hora na viagem.

Em Stansted, também é possível optar por um autocarro da National Express para chegar à zona central de Londres. As linhas A6 e A7 terminam na estação Victoria Coach, a linha A8 termina em King’s Cross e a A9 em Whitechapel.

A viagem demora mais de 1h30 devido ao trânsito, mas é a escolha mais barata. O preço do bilhete ronda as 12£.

Luton

Situa-se na cidade de Luton, a cerca de 55 km a norte da zona central londrina.

O comboio é a opção mais rápida para chegar a Londres. Porém, não existem estações no aeroporto. Terá de se deslocar até à estação Luton Airport Parkway através de um autocarro “shuttle-bus” que demora 10 minutos.

Encontrará comboios da Thameslink e da East Midlands que chegam à estação de St. Pancras em 30 minutos.

O preço do bilhete combinado com o “shuttle-bus” ronda, em média, as 18£. O shuttle bus pode ser comprado com dinheiro ou cartão “contactless”.

Se preferir uma opção mais económica, poderá apanhar um autocarro da National Express e a Green Line para chegar ao centro de Londres em 1 hora. O preço varia entre as 7 e as 12£.

London City

Localizado a 11 km do centro de Londres, é o aeroporto mais central de Londres.

Possui uma estação de comboios DLR (Docklands Light Railway), que cria a conexão com o sistema de metros de Londres. Uma viagem de London City até à estação Bank demora cerca de 20 minutos.

O preço não ultrapassa as 3,30£ com o passe de transporte da Oyster. Poderá comprá-lo na estação ou mandar vir previamente para a sua casa, após a compra online.

Southend

A 58 km do centro de Londres, Southend é o aeroporto mais pequeno e com menos acessos.

A melhor ligação é realizada através de comboio, pela linha Greater Anglia, que liga Southend à estação de Liverpool Street.

A viagem demora 1 hora e os bilhetes de ida, que pode comprar online, começam nas 17£.


Táxi, Uber ou Transfer privado

Mulher de negócios sorridente a trabalhar num tablet no banco de trás de um taxi

Se preferir o transporte privado, Londres dispõe de um sistema completo de táxis e de ubers. É a solução mais fácil e direta para se deslocar.

Para aeroportos como Southend, em que as opções de transporte são limitadas, ou mesmo para Gatwick e Heathrow, que são bastante movimentados, chamar um táxi ou uber é sempre uma opção a considerar. Os preços variam entre as 30£, para as estações mais próximas do centro londrino (London City), e as 100£ (Southend, Gatwick, Luton).

Poderá também chamar um transfer privado. Existem várias empresas que garantem este serviço, como a Express Airport Transport, que abrange todos os aeroportos. O seu preço irá variar sempre consoante o número de pessoas a transportar e a distância de viagem. Pode comprar antecipadamente online.


Organiza muitas viagens corporativas na sua empresa? A RoomsCo pode ajudar a reservar os melhores hotéis. Com a nossa experiência, pode poupar dinheiro e tempo. Contacte-nos para uma cotação gratuita.


— Escrito por Daniela Espinheira