Mesmo depois de efetuar a sua reserva e agendar o seu voo, há ainda muito para organizar para que a sua viagem de negócios corra da melhor forma possível. Entre agendar reuniões e preparar documentos, há um pequeno grande pormenor do qual não se pode esquecer: trocar de moeda antes de embarcar.

São muitos os viajantes que adiam este pormenor até ao último momento optando por trocar dinheiro à chegada no aeroporto de destino. Mas a verdade é que este é um dos piores lugares onde pode trocar de moeda e, com alguma organização, poderá encontrar alternativas bem mais vantajosas.


Porque não deve trocar dinheiro no aeroporto

Certamente já terá reparado que não faltam casas de câmbio em qualquer aeroporto internacional. Estes pontos de câmbio são extremamente convenientes para viajantes com pouco tempo ou que se esqueceram de trocar dinheiro antes de embarcarem – afinal, são sempre precisas algumas moedas para apanhar um táxi até ao hotel.

No entanto, as casas de câmbios nos aeroportos são dos piores lugares onde poderá trocar de moeda. Aqui, tanto as taxas de câmbio como as taxas de gestão são sempre mais elevadas, o que significa que perderá mais do seu dinheiro com a troca.

Assim, recomendamos que utilize as casas de câmbio dos aeroportos apenas como último recurso e, se necessário, troque apenas o dinheiro que precisa para chegar ao seu hotel. Depois disso, explore uma das nossas sugestões em baixo para trocar de moeda.

As melhores estratégias para trocar de moeda na sua próxima viagem

Trocar moeda no estrangeiro

Trocar de moeda no seu banco

Se tem tempo antes de viajar, visite o seu banco para solicitar uma troca de moeda. Apesar de aqui também ter de lidar com taxas de câmbio e taxas de gestão, estas são por norma mais favoráveis do que as casas de câmbio nos aeroportos. Tenha apenas atenção que, se for de viagem para um destino com uma moeda pouco utilizada pelo seu banco, o câmbio poderá não estar disponível de imediato.

Levantar dinheiro com o seu cartão

Caso não se sinta confortável com a ideia de viajar com dinheiro na sua carteira, pode também optar por levantar dinheiro numa caixa multibanco no destino utilizando o seu cartão bancário. Com esta opção, terá de ter em conta as comissões que lhe serão cobradas por efetuar este tipo de levantamento no estrangeiro que podem ser elevadas. No entanto, poderá informar-se junto do seu banco para tomar a melhor decisão para si.

Pagar diretamente com o seu cartão

Uma última opção para os viajantes que não querem andar com a carteira cheia, é simplesmente efetuar todos os seus pagamentos com cartão. Ao pagar com um cartão de crédito, será aplicada a taxa de câmbio correspondente ao seu cartão (Visa ou Mastercard) bem como a comissão de troca de moeda. Para decidir se esta é a opção mais vantajosa para si, informe-se junto do seu banco sobre os valores destas taxas.

Utilize um cartão sem comissões
Se as taxas do seu banco são demasiado elevadas, ainda lhe resta uma opção: os cartões sem comissão. Cartões como o Revolut, Monese ou Mono oferecem a maior flexibilidade para viajantes frequentes permitindo-lhe levantar dinheiro e efetuar pagamentos sem pagar qualquer comissão.


Procura mais formas de otimizar custos nas suas viagens corporativas? A RoomsCo é uma agência especializada que apoia empresas na gestão das suas viagens da forma mais eficaz e económica. Contacte-nos para obter uma cotação gratuita.


— Escrito por Inês Pinto