Se é empresário sabe que fazer a gestão do seu tempo nem sempre é fácil. Ora, se no dia-a-dia já pode ser complexo, em viagens de negócios pode ser um autêntico desafio. Ao serem habitualmente viagens de curta duração podem rapidamente levar à exaustão emocional e física. Se na sua última viagem de negócio se sentiu cansado, então as 5 dicas que se seguem vão fazer a diferença na sua próxima deslocação.


A sensação de cansaço pode colocar em causa o intuito profissional da sua viagem.
As viagens corporativas geram oportunidades de negócio únicas mas, se não estiver desperto para elas e se não souber gerir o seu tempo, pode estar a comprometer o seu negócio. Para garantir que tal não aconteça, a RoomsCo apresenta-lhe 5 dicas que o vão ajudar a gerir melhor o seu tempo em viagens de negócios.


  1. Defina o objetivo da viagem

Tudo se resume em atribuir o propósito certo à sua deslocação. Vai a um congresso, a uma feira, a um workshop ou a uma reunião? Ao definir previamente o objetivo da sua viagem, manter o foco durante esse período, será mais fácil, produtivo e eficiente no que diz respeito à gestão do seu tempo.

  1. Planeie e organize a viagem

Agora que tem o objetivo da sua viagem bem definido é hora de atribuir o tempo certo a cada tarefa, circunstância ou evento. Quer isto dizer: faça previamente um cronograma. Pode parecer fácil mas vai permitir conjugar o seu bem-estar com os seus deveres profissionais. Lembre-se que as suas rotinas estão alteradas e que poderá, eventualmente, estar numa cidade que não conhece tão bem quanto gostaria. Quanto mais planear e antecipar, mais rentável será o seu tempo.

  1. Escolha serviços de alojamento especializados

A duração expectável da viagem de negócios condiciona a escolha do alojamento. Em regra, a estas viagens estão associadas dois tipos de estadias: curta duração e média duração. A variável de tempo assume-se importante, contudo, fazer a viagem individualmente ou em equipa também irá condicionar a escolha do alojamento.

Já refletiu sobre o tempo que dedica a gerar reservas de alojamento?

Repare, quanto mais longa for a sua estadia, mais requisitos serão exigidos ao alojamento e, mais difícil será encontrar um hotel ou apartamento que vá ao encontro das necessidades. Tome atenção: apartamentos, hotéis ou casas que permitam alojamentos corporativos são escassos. Para garantir conforto e comodidade terá que investir muito do seu tempo útil de trabalho na procura destes alojamentos, pois é uma tarefa demorada, burocrática, detalhada e complexa.

Uma melhor gestão do tempo começa pois, nesta ajuda especializada que empresas como a RoomsCo – alojamento corporativo – poderão fornecer para que, facilmente, ganhe tempo e poupe dinheiro no momento de gerar as suas reservas.

  1. Incorpore o tempo de voo no cronograma

A sua viagem de negócios implica fazer uma apresentação? Um voo de curta ou de longa duração poderá ser uma boa oportunidade para a rever uma última vez.

Aproveite o tempo de voo para rever documentos ou relatórios cuja informação será importante no decorrer da viagem. Pode até utilizá-lo para preparar algumas reuniões ou futuros contactos.  Mas lembre-se, as condições do voo não dependem exclusivamente de si, por isso não deixe que o seu trabalho dependa apenas deste período de tempo. Existem muitos fatores externos que poderão colocar em causa o seu bem-estar físico e psicológico e interferir com o seu desempenho.

Independentemente da duração do voo é importante que faça uma gestão equilibrada deste tempo. Pode aproveitar para descansar, trabalhar ou para colocar a leitura em dia, tendo sempre em mente o cronograma que estipulou para cumprir os seus objetivos profissionais.

  1. Rentabilize ao máximo os seus dias

No contexto empresarial, sabemos que quanto maior a duração da sua viagem mais custos de alimentação, alojamento e transportes estarão implícitos. Rentabilizar o seu tempo é essencial para que os gastos associados à viagem sejam diminuídos. Opte por programar com antecedência e estrategicamente os seus compromissos como reuniões, workshops, visitas a clientes, eventos ou feiras, de forma a maximizar o tempo, as deslocações e as refeições. Estabeleça horários realistas e lembre-se que chegar atrasado a um evento pode comprometer a sua imagem profissional. 

Não abdique, contudo, de ter algum tempo para conhecer melhor a cidade onde está alojado. A conjugação de trabalho e lazer é possível e a ela chamamos bleisure. Uma das novas tendências das viagens corporativas que tornam a sua viagem de negócios mais divertida.


Faz viagens de negócios com frequência?

Saiba que é importante escolher um bom hotel. A RoomsCo trata da reserva do seu alojamento, de acordo com os seus requisitos.

Peça-nos uma Cotação Gratuita

— Escrito por Filipa Couto