O “bleisure” é uma tendência que continua em crescimento. Une as palavras business (“negócio”) e leisure (“lazer”). Ou seja, este termo caracteriza uma viagem de negócios que é prolongada para possa aproveitar alguns momentos de lazer.

Segundo um estudo publicado pelo Great Hotels of the World, cerca de 75% de pessoas que viajam em trabalho, prolongam a sua viagem para realizar algum turismo.

Se na sua empresa tem esta possibilidade, a RoomsCo reuniu algumas dicas para o ajudar a obter o melhor da sua viagem de negócios e de lazer.


1. Estruture e crie um plano para o seu momento de lazer

Para conseguir aproveitar os dias dedicados ao lazer, precisa de criar e estruturar um plano. Sempre que realiza uma viagem a outro país, também programa os seus dias, certo? Se realmente quer aproveitar para conhecer o espaço onde está, planeie antecipadamente tudo o que pretende ver.

Isto porque o período que dedica ao lazer costuma ser curto. Muitas vezes apenas o fim-de-semana. Se tem apenas 48 horas, aproveite-as muito bem. Poderá até reservar o bilhete para algum museu ou outro espaço antecipadamente. Ou consultar a agenda da cidade para verificar os eventos que vão decorrer nos seus dias livres. Existem muitas apps que o podem ajudar nesta tarefa.

No caso de um amigo ou familiar se juntar, partilhe o seu plano para ambos estarem de acordo com tudo o que pretendem realizar.


2. Defina um orçamento adequado

Todas as despesas que terá no tempo dedicado ao lazer, vão ser cobertas por si. Já não estará a trabalhar para a empresa, mas a gozar do tempo pessoal.

Por isso, é importante que defina um orçamento para todas os gastos que terá neste período, como deslocações ou refeições.

Confirme sempre a política de viagens de negócios da sua empresa. Tire todas as dúvidas que tiver sobre as despesas que precisará de assegurar para evitar confusões e saber também o dinheiro que necessita.


3. Procure concentrar-se apenas no descanso e lazer

Se já obteve a autorização da sua empresa para estender a viagem, então aproveite o momento de lazer a 100%.

Dê o seu máximo na primeira parte da viagem, dedicada aos negócios, e cumpra todos os objetivos traçados. Mas na segunda, aproveite para se desconectar e relaxar. Só assim conseguirá regressar ao trabalho com mais energia e completamente regenerado.

Se continuar a trabalhar durante o seu momento de lazer, irá sentir um maior cansaço e frustração por não estar a aproveitar. É claro que existe sempre um ou outra excepção, quando surge alguma urgência.


4. Estimule a sua criatividade e aumente a sua aprendizagem para depois aplicar no trabalho

Não se sinta “mal” por não estar a trabalhar. Os momentos de descanso são para isso mesmo: descansar plenamente. E pode olhar também com uma perspetiva diferente. Tudo o que conhecer e absorver desta viagem apenas o vão enriquecer a nível cultural e até estimular a sua criatividade.

Poderá aproveitar toda esta bagagem para colocar depois no trabalho que estiver a realizar e continuar a ajudar a sua empresa a crescer. Existem diversos estudos que comprovam que muitos viajantes, depois de regressarem, se sentem mais criativos e produtivos.

Mulher a tirar fotos e a explorar uma nova cidade


5. Deixe a RoomsCo tratar da reserva de todos os alojamentos que vai precisar

Como acabou de verificar, já terá imenso trabalho para realizar, se pretende obter o melhor desta viagem. A RoomsCo está ligada a mais de 10 distribuidores de hotéis com mais de 600.000 hotéis em todo o mundo, dando-lhe acesso a descontos exclusivos. Se pretende ter um hotel com todas as condições essenciais que precisa para trabalhar e depois usufruir de lazer, a equipa da RoomsCo descobrirá a melhor opção.


6. Organize a sua mala de viagens de um modo inteligente

Lembre-se que terá sempre de levar roupa para os dias dedicados ao trabalho e outra para os seus momentos de lazer. Organize-se da melhor maneira para levar o menos de peso possível e assegurar tudo o que precisa para desfrutar destes dois momentos diferentes.


Estas são apenas algumas dicas para otimizar ao máximo o seu tempo de viagem dedicada ao lazer. Tendo tudo esclarecido e bem definido com a sua empresa, terá todas as condições para trabalhar e depois se divertir.

Gostaria de conjugar o lazer com a sua viagem de negócios?

A RoomsCo poderá tratar da reserva de todo o alojamento necessário. A nossa equipa encontrará o que precisa ao melhor preço.

Entre em contacto e enviaremos uma cotação sem qualquer compromisso.

— Escrito por Daniela Espinheira