Na Roomsco compreendemos que ainda lhe possa custar ser novamente produtivo no seu trabalho. De facto, voltar a trabalhar após um período de descanso, mais ou menos prolongado, pode ser um desafio. É natural sentir-se pouco produtivo e por vezes, até sem energia (ainda que considere que esteve uns dias a “recarregar baterias”).


Reencontrar a rotina pode ser complicado e dizer “adeus” a tempos mais relaxados pode ser exigente física e psicologicamente. Como forma de ajudar a ultrapassar este sentimento, e para que possa rentabilizar ao máximo os seus próximos dias de trabalho, no artigo deste mês refletimos sobre 5 estratégias que vão ajudar a ser mais produtivo no regresso ao trabalho depois das férias.

  1. Organização é a chave

Organize e planeie o seu dia. Nada melhor do que saber por onde e como começar. Opte por incluir, de preferência, atividades/tarefas que goste e que sejam desafiantes para si. Tenha, porém sempre em conta a importância e prioridade das mesmas. Assim, se começar por algo que goste e que o motive, será mais fácil manter o foco, ficando mais motivado para as tarefas que menos gosta. No final deste artigo recomendamos a leitura de um artigo que o vai ajudar a encontrar a técnica de produtividade que melhor se adequa a si, continue pois poderá no final de tudo isto ficar mais produtivo

.

  1. Entrar no ritmo

Lembre-se que não precisa (nem deve) entrar logo num ritmo rápido e exagerado. Não precisa de fazer tudo aquilo que tem pendente, num só dia. A sua saúde (mental e física) agradece. A fadiga e a exaustão potenciam a baixa produtividade e aumentam a possibilidade de cometer erros. Faça pausas para um snack ou outra atividade que goste. Ou então, mude para uma tarefa que não exige tanto de si. É importante que, de forma focada, reencontre o seu ritmo.

  1. Fale com os colegas

Uma empresa é uma equipa, e fazer parte dela é inevitável e só lhe traz vantagens. Como usufruir desta vantagem? A resposta é simples: comunicar. Como esteve fora, faça por conversar para ficar a par do que aconteceu durante a sua ausência e até sobre eventuais orientações futuras que tenham surgido. Verifique, junto da sua equipa, quais as tarefas que já foram realizadas e quais as que estão por fazer. Opte em equipa por definir em conjunto prioridades a curto e médio prazo. Quem sabe até não surja uma ou outra oportunidade para partilhar algumas das experiências divertidas que o seu tempo de descanso lhe proporcionou.

  1. Mudança traz bonança

Considere este novo regresso ao trabalho como uma oportunidade para a mudança, em sentido retrospetivo, reflita sob comportamentos laborais menos produtivos e menos saudáveis, e procure tentar modificá-los para algo mais positivo e rentável. Pesquise novos métodos e técnicas de rentabilizar o seu trabalho, altere e promova um maior conforto do seu espaço de trabalho, renove a decoração do seu espaço de trabalho pessoal ou experimente dar à decoração do mesmo um toque especial, quem sabe até se não poderá levar a sua chávena de café para a sua tão apreciada pausa da manhã.

  1. ‘Out of Office’ prolongado

Compreendemos que a ânsia de resolver assuntos pendentes em altura de férias é real e que por vezes é altamente geradora de stress. Mesmo que esteja de volta, aconselhamos que mantenha o ‘Out of Office’ mais um ou dois dias no seu e-mail. Assim, a tentação de o consultar é menor e dar-lhe-á mais espaço para melhor organizar o seu tempo e, mais rapidamente, estabelecer prioridades, ao mesmo tempo que lida com a sobrecarga da leitura de emails nos primeiros dias de regresso ao trabalho.


Na Roomsco damos valor à produtividade e ao bom sentimento de ver rentabilizado o nosso trabalho. Conheça melhor algumas das técnicas de produtividade que aplicamos na Roomsco – Clique aqui e conheça quais as vantagens das várias técnicas utilizadas.


Faz viagens de negócios com frequência?

Saiba que é importante escolher um bom hotel. A RoomsCo trata da reserva do seu alojamento, de acordo com os seus requisitos.

Peça-nos uma Cotação Gratuita

— Escrito por Filipa Couto