Trabalhar numa empresa com um modelo de negócios internacional significa viagens frequentes o que se traduz em muitas horas passadas em aeroportos. E apesar de serem muitas as vantagens de poder viajar em trabalho, esta não é certamente uma delas.

Felizmente, os aeroportos internacionais atualmente estão mais bem equipados que nunca e não é difícil para os viajantes frequentes encontrar formas de tirar partido do tempo de espera antes de embarcar. Neste artigo, deixamos-lhe as melhores sugestões da nossa equipa de especialistas de viagens para sobreviver aos aeroportos e desfrutar de uma viagem mais tranquila e produtiva.


5 dicas para sobreviver no aeroporto

Truques para sobreviver no aeroporto

Compre um cartão de embarque prioritário

Para quem gosta de passar o mínimo tempo possível no aeroporto, o cartão de embarque prioritário é a solução ideal. Com este passe, que pode ser adquirido por uma taxa adicional, conseguirá passar por todos os controlos de segurança e chegar à sala de embarque em apenas alguns minutos. É o passe perfeito para os viajantes frequentes que não querem perder tempo nas filas e preferem fazer tudo ao seu tempo sem preocupações.

Descarregue a aplicação do aeroporto

Se viaja com frequência, certamente já conhece bem os aeroportos do Porto e Lisboa. Mas quando viaja para um destino novo, poderá não ser tão fácil orientar-se rapidamente num aeroporto desconhecido. Felizmente, são muitos os aeroportos internacionais que dispõem de aplicações para os telemóveis onde poderá encontrar tudo desde informações de partidas e chegadas, localização dos serviços do aeroporto e ligações com transportes locais.

Reserve acesso ao lounge

Hoje em dia, a maioria dos aeroportos internacionais já dispõe de bons equipamentos e serviços para todos os viajantes. No entanto, os lounges continuam a ser a escolha de eleição para os que trabalham em viagem por oferecerem um conforto, serviço e conveniência únicos. Enquanto alguns lounges são exclusivos para passageiros de primeira classe, muitos outros, como o lounge do Aeroporto de Lisboa, são acessíveis com a compra de um passe diário.

Como sobreviver aos aeroportos

Viaje com pouca bagagem

Levar com pouca bagagem consigo facilita toda a sua viagem desde o momento que sai de casa até voltar. Menos bagagem significa menos roupa e equipamentos para arrumar, menos peso a carregar pelo aeroporto e menos coisas que se podem perder no caminho.

Se tiver de viajar com bagagem de porão, não se esqueça de guardar na sua bagagem de mão todos os seus bens essenciais de higiene bem como uma muda de roupa. Assim, se a sua mala de porão se perder, está salvaguardado enquanto a companhia aérea a recupera.

Tire uma fotografia ao seu lugar de estacionamento

Nem sempre é mais barato apanhar um táxi para chegar ao aeroporto. Se o seu aeroporto de partida fica muito longe ou se vai apanhar um voo fora de horas, poderá ser-lhe mais conveniente (e mais em conta) conduzir até ao aeroporto e deixar o carro estacionado enquanto está fora. Neste caso, um truque fácil para não se esquecer de onde deixou o carro é tirar uma fotografia ao seu lugar de estacionamento. Caso tenha de pagar o parque com um ticket, deixe-o no interior do carro para evitar perdê-lo em viagem e ter de pagar uma multa no seu retorno.


A sua empresa tem uma equipa altamente móvel? A RoomsCo pode ajudá-lo a gerir as suas reservas para que os seus colaboradores tenham uma viagem mais produtiva e sempre em segurança. Contacte-nos para obter uma cotação gratuita.


— Escrito por Inês Pinto