Num mundo cada vez mais global, não é surpreendente que as viagens corporate tenham vindo a aumentar de forma significativa ano após ano. Na última década, foram vários os mercados europeus a aumentar consideravelmente o investimento neste setor: no Reino Unido, o investimento subiu de cerca de 32 milhões de euros em 2010 para 40,91 milhões de euros em 2017. No mesmo período, o mercado alemão cresceu mais de 21 milhões de euros.

Apesar de 2020 ter visto uma quebra de cerca de 90% nas viagens corporate provocadas pela pandemia da COVID-19, as empresas continuam a valorizar os encontros cara-a-cara para fazer crescer os seus negócios. A verdade é que, mesmo com toda a tecnologia disponível atualmente, os encontros pessoais continuam a ser uma mais-valia para as empresas, os seus negócios e os seus colaboradores.


A importância das viagens corporate para a sua empresa

Duas mulheres de negócios de máscara covid a comprimentarem-se numa sala de reuniões

Aquisição de novos clientes

As tecnologias como o email e plataformas de conferência via web são excelentes ferramentas para manter o contacto com parceiros e clientes existentes. No entanto, para o momento-chave da aquisição de novos clientes e a promoção de novas relações profissionais, não há melhor alternativa ao encontro cara-a-cara.

Em primeiro lugar, a deslocação física da sua equipa será desde logo um sinal de respeito ao seu potencial cliente pois revela o seu investimento de tempo e dinheiro para se encontrar com ele. Para além disso, os encontros em pessoa são mais propícios a momentos menos formais, tais como sair para jantar ou beber um copo ao final de um dia de trabalho. Estas ocasiões revelam-se uma excelente oportunidade para estabelecer confiança e criar uma base de entendimento com os seus potenciais parceiros.

Fechar um negócio mais rápido

As viagens de negócios permitem muito mais do que simplesmente assinar um novo contrato. São também oportunidades únicas para aprender sobre as normas culturais dos seus potenciais parceiros e dar uma “cara” à sua empresa. Ao reunir em pessoa, permitirá também aos seus clientes ficar a conhecer melhor os seus colaboradores, facilitando assim a comunicação entre todos e evitando constrangimentos devido a falhas no entendimento de mensagens escritas. Deste modo, apesar de o contacto inicial pela internet ou por telefone lhe permitir chegar ao seu potencial cliente de forma mais rápida, o encontro cara-a-cara é essencial para fechar o negócio de uma maneira mais eficaz.

Colaboradores mais produtivos e satisfeitos

Cada vez mais, os jovens a entrar no mercado de trabalho valorizam empresas com uma presença internacional e a possibilidade de viajar em trabalho. Estes novos funcionários procuram locais de trabalho que lhes permitam conhecer novos destinos enquanto desenvolvem as suas competências profissionais – as chamadas viagens de “bleisure”. Para as empresas, é importante criar estas oportunidades aumentando assim a satisfação e produtividade dos seus colaboradores.


Está a retomar as suas viagens corporate em 2021 e tem questões sobre a melhor forma de proceder? A RoomsCo detém uma vasta experiência no setor e está pronta para ajudar a sua empresa a voltar a viajar em segurança. Contacte-nos para uma cotação gratuita.


— Escrito por Inês Pinto