Tendo em conta as recentes notícias sobre a pandemia Covid-19, o Governo Português lançou novas medidas para conter a propagação. Uma nova variante, batizada de “Ómicron”, tem levado vários países a colocarem restrições às viagens internacionais.

Para todos os que têm agendadas viagens de negócios ou outras a partir de 1 de Dezembro, a RoomsCo reuniu um conjunto de informação para esclarecer todas as suas dúvidas.


Precisa de um teste Covid para regressar a Portugal?

A partir do dia 1 de Dezembro, sempre que regressar a Portugal precisará de apresentar um teste negativo à Covid. Isto aplica-se a cidadãos nacionais e estrangeiros. Mesmo que já esteja vacinada, precisará sempre deste teste. Todas as crianças com mais de 12 anos também precisam de apresentar este teste.

Esta regra aplica-se apenas a todos os que chegam a Portugal Continental, independentemente do país de destino. Os Açores e a Madeira guiam-se pelas próprias regras.

É obrigatório para quem chega por via aérea, terrestre ou marítima.

Quem verifica o seu teste da Covid?

A companhia área onde irá regressar a Portugal é a responsável por verificar o seu teste negativo durante o check-in. Incorrem numa multa de 20 mil euros se existir alguma infração e podem até ver as licenças suspensas.

Precisa de apresentar o teste negativo à Covid no momento da partida, num aeroporto português?

Neste caso, deve confirmar quais são as regras dos países para onde vai viajar. O teste negativo é obrigatório para todos os que regressam a Portugal.

Se vai realizar uma viagem curta, de 1 dia, precisa de realizar outro quando vier para Portugal?

No caso do teste Covid que realizou antes da viagem, se estiver dentro do prazo de validade, quando regressar a Portugal, poderá usá-lo. Tenha presente que os testes PCR têm a duração de 72 horas e os de antigénio de 48 horas. Contudo, é importante que contabilize eventuais atrasos de voos, que podem levar à perda de validade do teste.

Que testes precisa de realizar no regresso a Portugal?

Pode realizar dois tipos de testes. Os PCR que são realizados em laboratório até 72 horas antes do embarque. E os de antigénio, realizados em farmácia, até 48 horas antes. Os autotestes estão excluídos.

Deve realizar sempre no país de onde está a partir, a não ser que o 1º teste que realizou ainda esteja dentro do prazo de validade.

Para serem reconhecidos, devem conter a data, hora e o tipo de teste realizado.

Existem algumas ligações aéreas suspensas?

Sim. Dado o aparecimento da variante Ómicron na África do Sul, estão suspensos os voos de e para os seguintes países:

  • África do Sul
  • Botsuana
  • Essuatíni
  • Lesoto
  • Moçambique
  • Namíbia
  • Zimbabué

Quem fiscaliza o cumprimento de todas as regras?

As forças de segurança e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras procedem à fiscalização.


Faz viagens de negócios com frequência?

A RoomsCo pode ajudá-lo a gerir as suas reservas para que os seus colaboradores tenham uma viagem mais produtiva e sempre em segurança.

Peça-nos uma Cotação Gratuita

— Escrito por Daniela Espinheira