O teletrabalho veio para ficar. Existem cada vez mais empresas a permitir este regime de trabalho. Em algumas, os trabalhadores podem optar por ficar a trabalhar em casa alguns dias por semana. Outras dão flexibilidade total na escolha e existem ainda algumas que já só apresentam posições de trabalho remoto.

Embora todos reconheçam os benefícios do teletrabalho, existem vários desafios que se levantam a nível da gestão. É muito mais fácil lidar e organizar uma equipa quando estão todos no mesmo espaço e conseguem comunicar perfeitamente.

Fique a conhecer alguns desafios que se colocam a nível de gestão do teletrabalho:


1. Maior dificuldade em controlar as tarefas e o tempo

É mais difícil acompanhar as tarefas que estão a ser desempenhadas, bem como o tempo gasto em cada uma. Para conseguir ultrapassar esta dificuldade, é importante agendar reuniões diárias para orientar e priorizar a lista de tarefas a serem realizadas. Fazer este acompanhamento diário será produtivo para a empresa e também para o trabalhador. A confiança também é essencial. Evite o micromanagement pois o controle excessivo poderá desmotivar.

2. Maior dificuldade em coordenar horários com elementos da equipa em países diferentes

Trabalhar com elementos que se encontram em países com um grande fuso horário em relação a Portugal, poderá ser um grande desafio. Obrigará a realizar ajustes de horário para algumas reuniões. Trabalhador ou gestor podem precisar de ter algumas reuniões ou muito cedo ou muito tarde.

3. Resolver presencialmente alguns problemas é sempre mais fácil

Quando surge algum problema para resolver, o online dificulta sempre mais a comunicação. Tudo se agrava quando é preciso juntar toda a equipa. Se todos se encontrassem no mesmo espaço, seria muito mais simples resolver de imediato qualquer dificuldade.

Felizmente, também têm surgido vários programas online que ajudam a ultrapassar algumas barreiras. Desde programas que ajudam a realizar um brainstorming online, tirar notas, partilhar calendário de projetos, entre muitos outros.

4. Nem sempre a tecnologia é a melhor amiga

Estamos cada vez mais dependentes da tecnologia para trabalhar. Mais importante se torna, quando se trabalha remotamente. Ter uma excelente ligação à internet, é essencial para conseguir realizar uma reunião online e desempenhar todas as tarefas diárias. Tentar conversar com alguém e ter sempre a conversa interrompida afeta a produtividade. Ou se precisar de uma resposta de um elemento da equipa que está offline, causa sempre constrangimentos. Muitas empresas optam por dar uma internet móvel para o trabalhador assegurar sempre a ligação.

5. Criar e desenvolver espírito de equipa será mais difícil

Por muito avançada que esteja a tecnologia, criar um bom espírito e união numa equipa online é muito mais difícil. O trabalho presencial ajuda a criar ligações entre as pessoas que vão conversando diariamente e até realizando algumas refeições em conjunto. Todas as pequenas interações são sempre muito benéficas para criar uma cultura de empresa saudável, cheia de boas relações entre todos. O online também permite, mas acaba sempre por ser um processo mais demorado.

Independentemente, de permitir ou não o teletrabalho na sua empresa, é importante conhecer todos os desafios de gestão inerentes. Desenvolver boas práticas é essencial para aumentar a produtividade da empresa e garantir sempre as melhores condições de trabalho.


Precisa de realizar viagens de negócios com frequência?

A RoomsCo trata de todo o alojamento, de acordo com os seus requisitos. Poderá poupar tempo e dinheiro. Peça uma cotação gratuita ou entre em contacto connosco para saber como o podemos ajudar.

Contacte-nos

— Escrito por Daniela Espinheira