Quase um ano depois da declaração da Organização Mundial de Saúde, ainda estamos longe de perceber o real impacto que a pandemia da COVID-19 teve no mundo. Apenas no primeiro semestre de 2020, faliram mais de 2.700 empresas e a taxa de desemprego chegou aos 8% em Portugal.

Neste panorama desafiante, foram várias as empresas que rapidamente se adaptaram, criando novos modelos de trabalho e funcionamento para fazer face aos desafios económicos de 2020. E apesar de algumas terem adotado simples alterações temporárias, algumas mudanças vieram mesmo para ficar.


4 Mudanças que a pandemia provocou nas empresas

Mulher em uma vídeo chamada com os seus colegas

A adaptação para o teletrabalho

A transformação mais imediata à qual quase todas as empresas se viram obrigadas ainda no primeiro trimestre de 2020 foi a mudança dos seus funcionários para um modelo de teletrabalho. No pico da pandemia, Portugal chegou a ter mais de 1 milhão de pessoas a trabalhar a partir de casa. Apesar de esse número ter vindo a baixar ao longo do tempo, muitas foram as empresas a preferir um modelo de trabalho mais flexível que melhor permite aos seus colaboradores gerir as suas vidas profissionais e pessoais.

Um novo design nos escritórios

Assim que foi permitido, algumas empresas escolheram trazer de volta os seus colaboradores para os escritórios – mas não o fizeram sem antes adaptar os seus espaços de trabalho. Salas de reuniões passaram a ter horas marcadas, mesas viram-se despidas de papéis e objetos pessoais, as áreas de estacionamento aumentaram e houve até empresas a criar aplicações para diagnosticar o estado de saúde dos seus colaboradores. Apesar de muitas destas medidas terem sido obrigatórias para garantir a segurança dos colaboradores, elas alteraram também a forma de trabalhar tornando as equipas mais focadas, organizadas e produtivas no seu local de trabalho.

Smartphone com várias aplicações em interação

Transformação digital

As restrições de deslocações e permanência em espaços físicos impostas pela pandemia obrigou também muitas empresas a alterar a forma como interagem com os seus clientes. Neste sentido, o digital foi o meio privilegiado para assegurar a prestação de serviços e venda de produtos de forma segura e à simples distância de um click. De acordo com um estudo da IBM, seis em cada dez empresas a nível global acelerou a sua digitalização durante a pandemia. E apesar de ainda haver muito a fazer para fazer avançar novas tecnologias de gestão de equipas e projetos de forma digital, já não é possível dar um passo atrás.

Expansão cautelosa

Em tempos de crise financeira, é natural que as empresas procurem formas de poupar custos e eliminar despesas desnecessárias. E no final de 2020, a redução de custos tornou-se uma das principais estratégias adotadas por Chief Financial Officers (CFO) para fazer face à crise que se começa a instalar. No entanto, as empresas estão conscientes de que a saída de qualquer período desafiante faz-se pela inovação e é por isso que muitas começam a procurar oportunidades de expansão dos seus negócios, principalmente através do crescimento nos mercados atuais ou da introdução de novos produtos e serviços.


Está a retomar as suas viagens corporate em 2021 e tem questões sobre a melhor forma de proceder? A RoomsCo detém uma vasta experiência no setor e está pronta para ajudar a sua empresa a voltar a viajar em segurança. Contacte-nos para obter uma cotação gratuita.


— Escrito por Inês Pinto