A tecnologia está constantemente a redefinir padrões industriais – e o setor das viagens corporativas não é exceção à regra. Num mundo cada vez mais digital, os avanços tecnológicos desenvolvem-se à velocidade da luz e o tecido empresarial do setor está rapidamente a adaptar-se para criar uma experiência mais dinâmica e moderna para os seus clientes. Fique a par das últimas tendências tecnológicas que estão a transformar a experiência de viagem para os clientes corporate.


5 Novas tendências tecnológicas no setor corporate

Tecnologias do setor do turismo

Assistentes robôs

É verdade – o futuro já chegou a muitos dos hotéis pelo mundo fora. Um dos melhores exemplos é a Connie, a nova concierge dos hotéis Hilton que assiste os hóspedes no balcão da receção com pedidos de indicações de restaurantes, aluguer de automóveis, ou informações sobre o próprio hotel. A única diferença é que é um robô. Mas esta novidade está longe de ser única no mercado. Muitos hóspedes já efetuam reservas online com a ajuda de chatbots que utilizam tecnologias de inteligência artificial para tratar de pedidos e assistir clientes quando os operadores humanos não estão disponíveis.

Pesquisa por voz

Com o aumento da popularidade de colunas inteligentes e assistentes móveis como a Siri, há cada vez mais clientes a utilizar a pesquisa por voz para efetuar reservas e gerir as suas agendas. Para as empresas no setor das viagens corporate, interessa-lhes conseguir captar este tipo de cliente, introduzindo assim esta nova tecnologia em todos os pontos de contacto para criar uma experiência verdadeiramente contactless. Desde sites que permitem efetuar reservas por voz a quartos de hotel com colunas inteligentes, as viagens corporativas estão a tornar-se cada vez mais smart.

Hotéis smart

O nosso mundo é digital e muitos hotéis que recebem clientes em viagens de trabalho querem estender a experiência digital aos seus hóspedes também. É por isso que se torna cada vez mais comum encontrar quartos de hotel com equipamentos ligados à internet para uma estadia mais confortável e moderna. O objetivo é ligar tudo o que o rodeia num quarto de hotel – desde o ar condicionado ao sistema de entretenimento – à internet para que possa utilizar comandos de voz ou uma aplicação móvel para fazer tudo o que precisa para tornar a sua estadia mais agradável e fácil.

Mulher a interagir com um smartphone

Carteiras digitais

Os pagamentos contactless já fazem parte do arsenal tecnológico do setor do turismo há algum tempo, mas o surgimento de carteiras digitais como o Google Pay e a Apple Pay significa que os viajantes deixam agora de precisar de andar com um cartão de débito ou crédito para pagar refeições, estadias de hotel, transporte e outros serviços.

Esta experiência contactless traz benefícios para todos. Para os clientes, que desfrutam de uma viagem com menos pontos de fricção e maior rapidez em todos os momentos de pagamento (incluindo o check-in e o check-out). E para as empresas do setor que, com o aumento da facilidade do pagamento, veem as compras espontâneas encorajadas e a satisfação dos seus clientes a aumentar.

Rede 5G

Uma das principais tendências tecnológicas para 2021 é o desenvolvimento de aplicações para a rede 5G. Ao passo que as tecnologias de 3G e 4G nos permitem navegar a internet, utilizar serviços de dados e aumentar a largura de banda para usufruir de plataformas de streaming como o Spotify, a rede 5G vem revolucionar o mundo da tecnologia. Esta nova geração da rede móvel irá permitir uma conexão mais estável e rápida entre todo o tipo de dispositivos – incluindo aqueles que utilizam tecnologias avançadas como a realidade virtual e realidade aumentada. No setor das viagens corporate, podemos esperar novas aplicações para a rede 5G de mais de 50 operadoras móveis em cerca de 30 países até ao final do ano.


As novas tecnologias são uma ajuda imprescindível para facilitar o nosso dia-a-dia – mas nada se compara ao contacto humano. Quando se torna parceiro da RoomsCo, pode contar com a nossa equipa (composta por 7 humanos e zero chatbots) a qualquer hora do dia e da noite, 7 dias por semana, para o ajudar a gerir todo o processo de reserva de alojamento dos seus colaboradores. Contacte-nos para conhecer melhor os nossos serviços.


— Escrito por Inês Pinto